Computação Móvel

O que é Computação Móvel?

Acesso à informação a qualquer lugar, a
qualquer momento.

Computação  ubíqua,  pervasiva.  Context-awareness.
Dispositivos Móveis Portáteis, Aplicações Embarcadas.
Plataforma  J2ME.

Tecnicamente:


O projeto de uma  rede móvel é então  influenciado por muitos fatores, incluindo:
– a tolerância a falhas;
– o custo de operação e de produção (e a escalabilidade);
– a topologia da rede;
– as necessidades da aplicação;
– e principalmente pelas restrições de hardware.
Assim  a  computação  móvel  apresenta  uma  grande quantidade  de  problemas  que  não  podem ser analisados utilizando abordagens tradicionais como:
– necessitando de uma revisão para ambiente móveis;
– levando em consideração a incerteza e a imprecisão.

Dispositivos para Computação Móvel:


Características comuns:
– Interface limitada;
– Menor Processamento;
– Menor Comunicação;
– Menor Energia.


Limitações

Inferfaces
– Monitor 19” = Menor Tela 3”
– Teclado + Mouse = Menor Reconhecimento de escrita e fala

Processamento
– Processadores de alta capacidade
• velozes;
• grandes;
• alta dissipação de energia.

Comunicação
– Largura de banda limitada
– Maior taxa de erros

Energia
– Baterias têm duração limitada;
– Perspectivas limitadas bateria para aumento da capacidade da bateria;
• Não segue lei de Moore;
– Soluções para preservar energia devem estar em toda a arquitetura;
• Hardware;
• Software;
• Protocolos de rede.

Adaptação de Soluções
• Levar em consideração:
– Características físicas: Ambiente, Mobilidade, Limitação
de Energia, Limitação de recursos, limitações de rede etc.
– Características pessoais, culturais e lógicas: Preferências
pessoais, contextualizações, informações de localização e
ambiente, etc.
• Todos os aspectos de computação devem ser
revistos.
– Ex. Arquitetura de hardware, arquitetura de software,
interface com usuário, aplicações e serviços.

Aplicações e Serviços para Computação Móvel
• Há a necessidade de “killer applications”
– Aplicações Pessoais, Corporativas, Financeiras, para
Medicina, Militares, de Entretenimento etc.
– Ex: Serviços baseados em localização e M-Commerce.
• Desafio: Ferramentas de Desenvolvimento
– Middlewares, métodos formais de especificação,
linguagens e modelos de alto nível, metodologias, etc.
– Ex: WAP, J2ME e SDKs específicos.
• Objetivo: Abstrair complexidades de baixo nível
– Ex: Diferentes hardwares e modelos de comunicação,
energia, usabilidade etc.

Evolução dos Dispositivos
Projeto de dispositivos que integrem cada vez mais funcionalidades (convergência digital).
– Ex: SmartPhones como o iPhone.

Projeto de dispositivos eficientes em energia
– Ex: Processadores com menor dissipação de energia e
gerência de energia (Pentium M, Centrino, etc).


Pesquisa reformulada do site abaixo:
http://wiki.dcc.ufba.br/


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