Educação à Distância

Educação à Distância
          A educação a distância tem sido utilizada como forma de ampliar os espaços educacionais, proporcionando aos alunos acesso a informações a qualquer hora, independentemente dos limites impostos pelo espaço geográficos. Muitas são as discussões levantadas. Entre elas, a natureza dos meios que possibilitam ao aluno ter acesso ao conhecimento. Uma vez que os meios mudam, logicamente as metodologias devem ser repensadas.
          Outro é o conceito de presença, posso dizer que ao estar utilizando um meio virtual, a qualquer tempo e em qualquer espaço, não há presença? Por outro lado, quando estou compartilhando um mesmo tempo e espaço geográfico, há presença? Ou seja, na medida em que interajo, também estou presente, e isso independe de a modalidade ser presencial física ou presencial a distância.

          A educação a distância não surgiu no vácuo (Keegan 1991,11), tem uma longa história de experimentações, sucessos e fracassos. Sua origem recente, já longe das cartas de Platão e das epístolas de São Paulo, está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX (chegando aos dias de hoje a utilizar multimeios que vão desde os impressos à simuladores on line, em redes de computadores, avançando em direção da comunicação instantânea de dados voz imagem via satélite ou por cabos de fibra ótica, com aplicação de formas de grande interação entre o aluno e o centro produtor, quer utilizando-se de inteligência artificial-IA, ou mesmo de comunicação instantânea com professores e monitores).

Alguns exemplos e educação a distância(EAD):
Moodle


Rooda-UFRGS

Teleduc


AulaNet

          Atualmente, a educação a distância possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos. Cabe às instituições que promovem o ensino a distância buscar desenvolver seus programas de acordo com os quatro pilares da educação, definidos pela Unesco.
          Aprender a conviver diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de aceitar a diversidade, conviver com as diferenças, estabelecer relações cordiais com a diversidade cultural respeitando-a e contribuindo para a harmonia mundial.

          Vamos dizer que é uma grande evolução na educação. EAD está cada vez mais atualmente nos grandes centros de ensinos no mundo inteiro.

Pesqisa reformulada do site abaixo:

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