Serviços oferecidos pela Internet


Serviços de Internet
          A Internet oferece diferentes serviços.
          As possibilidades que oferece Internet denominam-se serviços. Cada serviço é uma maneira de tirar proveito da Rede independente das demais.
Hoje em dia, os serviços mais usados na Internet são:
  • Correio Eletrônico
  • World Wide Web
  • FTP
  • Grupos de Notícia
  • IRC
  • Serviços de Telefonia.
E-MAIL 

          É um serviço de correspondência (nacional e internacional), o qual por meio de uma conta ou uma caixa de entrada que você possui na Internet, pode enviar ou receber documentos, gráficos, vídeos, áudios, entre outros, de maneira simples e rápida. É também um endereço eletrônico que serve para enviar ou receber correio desde qualquer parte do mundo.

WWW (WORLD WIDE WEB)

          Este serviço permite ao usuário enviar ou receber muitos tipos de documentos como: Texto, imagens, vídeos, áudio, todos de maneira simples, permitindo links entre diferentes páginas web.
          WWW, WEB, W3, WORLD WIDE WEB. Rede mundial, para muitos é Internet, para outros é somente uma parte desta. Poderíamos dizer que a web é parte da Internet a qual acessamos através do protocolo HTTP (Hiper Text Transfer Protocol) protocolo de Transferência de Hipertexto, e em conseqüência, graças a Browsers normalmente gráfico como Netscape ou Internet Explorer.

FTP
          O FTP (File Transfer Protocol) ou protocolo de transmissão de arquivos é a ferramenta mais utilizada para enviar todo tipo de arquivos de uma máquina a outra através da Internet. 
          Assim como muitas outras tecnologias montadas sobre Internet, o FTP funciona com o modelo "cliente / servidor". O "cliente" é o software que o usuário tem em seu PC e que "pede" os arquivos, enquanto que o servidor é o que entrega ou "serve" aos usuários.

CHAT

          Ferramenta que permite a duas ou mais pessoas "conversar " (escrevendo palavras no teclado) em tempo real.

FÓRUNS DE DEBATE OU GRUPOS DE NOTÍCIAS

          Além da grande quantidade de informação que pode ser obtida através dos serviços da Internet, também é possível, utilizar os denominados fóruns de debate ou newsgroups, que não é mais do que se colocar em contato com pessoas de todo o mundo interessadas numa mesma temática.

IRC

          (Internet Relay Chat) nos permite entabular uma conversa em tempo real com uma ou várias pessoas por meio de texto. Tudo o que escrevermos no teclado aparecerá nas telas dos que participam do bate-papo. Também permite o envio de imagens ou outro tipo de imagens de arquivos enquanto se dialoga.

Serviços de Telefonia

          São as últimas aplicações que apareceram para Internet. Permite estabelecermos uma conexão com voz entre duas pessoas conectadas à Internet desde qualquer parte do mundo sem ter que pagar o custo de uma chamada internacional. Alguns destes serviços incorporam não só voz, como também imagem. A isto chamamos de Vídeo-conferência.

TELNET OU CONEXÃO REMOTA
          Telnet é um programa que nos permite a conexão remota com qualquer computador conectado a Internet. Permite conectarmos ao banco de dados, bibliotecas e outras fontes de informação do mundo.

COMPRAS PELA INTERNET

          Talvez a principal razão para comprar on-line é porque poupamos, já que além de conseguirmos diferentes preços pelo mesmo produto, na maioria das vezes conseguimos os mesmos artigos, por menos da metade ou até sendo um terço de seus preços nas lojas.

            São muitos serviços existentes... hoje em dia dá pra fazer quase tudo pela net.

Pesquisa reformulada do site abaixo:

Ler Comentários' (1)comentários

1 Resposta para "Serviços oferecidos pela Internet"

  1. Wilson says:
    28 de abril de 2016 às 02:25

    Gostei do resumo

Postar um comentário